INBOUND MARKETING

Você já parou pra pensar como é muito mais simples, assertivo e duradouro atrair o seu cliente de modo que ele perceba seu valor e sinta interesse pelo o que a sua empresa está oferecendo chegando a fechar a venda? Pois é, incrível, real e você precisa conhecer o Inbound Marketing.

Ele funciona como um conjunto de estratégias de Marketing, de modo que o seu potencial cliente (lead) te encontre através dos mecanismos de pesquisa, ao invés da empresa ir de encontro ao seu público.

De forma direta, seu objetivo é atrair o potencial cliente através de um site ou blog com conteúdo profundo e relevante, e convertê-lo por conta do relacionamento criado, além do grau de autoridade e de conhecimento sobre determinado assunto. O cliente absorve, capta e se convence do que você como autoridade, de forma construtiva, ensina a ele.

O Inbound Marketing, de maneira mais atuante e sendo aplicada com contundência, pode auxiliar a sua empresa a aumentar o alcance do seu negócio, atrair público sem limitação geográfica, estabelecer um relacionamento com o clienteotimizar processos de vendas e diminuir o custo de aquisição dos seus clientes. 

As etapas do Inbound Marketing são:

Atrair 

Sem a transmissão de um conteúdo de qualidade não será possível gerar autoridade, passar a ideia de que sua empresa vai resolver de forma eficaz o problema do seu potencial cliente e com isso atrair os leads de forma assertiva. O conteúdo de qualidade é a base. Além disso, também é preciso que o seu blog possua uma boa otimização de SEO para que sua audiência te encontre facilmente na primeira página de busca orgânica dos buscadores(Google, Bing, etc).

Outro modo de atrair leads, é através de anúncios pagos como por exemplo, na compra de palavras-chaves do Google AdWords. Redes sociais também são canais de atração eficientes, pois é possível identificar o perfil e interesse dos usuários para aprimorar e desenvolver as estratégias.

 

Converter 

Aqui nessa etapa o visitante torna-se um lead. Com uma troca de recompensas, entregando conteúdos de valor, você pede informações sobre ele e assim conseguir entender e qualificar.

Através das Landing Pages, páginas de conversão que possuem um formulário para retirar algumas informações relevantes, você consegue traçar a abordagem de vendas futuramente, através dessas informações.

De outro modo, também é possível converter os visitantes em leads através dos call-to-actions (CTAs). Vale salientar que os CTAs são botões que identificam conversões, como se o usuário baixou algum material, por exemplo.

Relacionar 

As pessoas que viraram Leads, entram para a sua base e nem sempre estarão num momento ideal de compra devido a vários fatores. Tenha em mente, como base, que apenas 3% dos seus visitantes estão buscando por uma solução através da compra do que você está ofertado.

Baseado nisso, é essencial que você crie um relacionamento com o seu lead, justamente para que a sua empresa fortaleça a conquista e não caia no esquecimento.

O E-mail Marketing por exemplo, é um formato de campanha bastante utilizado.  Dessa forma, e-mails promocionais e newsletter são enviados para que o seu lead continue ativo recebendo ofertas e conteúdos relevantes.

Vender 

As etapas anteriores servem para que sejam geradas oportunidades de negócio e seu Lead seja nutrido e direcionado para a etapa ideal de compra.

O  Lead Scoring é a ferramenta utilizada para identificar essas oportunidades, atribuindo uma pontuação para todos os leads baseados em critérios que os qualificam de acordo com o seu perfil e interesse.

Sendo assim, você poderá identificar os leads com um potencial real de compra para a equipe de vendas finalizar o processo comercial.

Analisar 

Analisar todas as taxas de conversão do funil de vendas é a última etapa do Inbound Marketing. Ela visa monitorar todas as ações. É justamente diante dessa etapa que é possível promover otimizações ou mudança de estratégia, baseadas no que foi apresentado durante todo o processo.

A efetividade do Inbound Marketing é medida através dessa análise.

É justamente nesse pilar que é possível calcular o retorno sobre investimento (ROI) para identificar se o Marketing Digital da sua empresa está gerando lucro ou prejuízo. Lembrando que para calcular o ROI, basta somar os investimentos e comparar com os resultados obtidos em vendas.

Experimente e Aplique na sua empresa. É incontestável o quanto houve uma transformação acelerada no comportamento do consumidor diante dessas últimas mudanças digitais. As empresas, a cada dia que passa, precisam se reinventar e buscar aprimorar sua forma de se posicionar, mostrando ao cliente o quanto a marca acompanha as inovações do mercado, deixando claro que conhece as necessidades, desejos e problemas do cliente, focada sempre em resolver e entregar o que ele precisa. Diante disso, o Inbound Marketing pode ser determinante para alavancar os seus resultados em vendas, de modo que venha conquistar e criar um relacionamento sadio, crescente e duradouro com o seu cliente.

Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba como fazer para aplicar essa realidade na sua empresa.